Banners e outros items para marketing

We encourage users to post events happening in the community to the community events group on https://www.drupal.org.
vcardoso's picture

Uns dos temas discutidos no último meetup foi o do marketing. Embora eu não faça parte da equipa então criada, lanço a minha acha para lançar a discussão.
Como anexos apresento uma proposta de 4 elementos para um banner/slideshow a colocar no site. Recorri a um banco de imagens gratuitas (http://www.photl.com), com as limitações de escolha que naturalmente acarreta, e editei/alterei umas quantas.
Defendo as frases curtas (2 a 3 palavras) e imagens que gerem impressões, mais do que explicitar/traduzir graficamente o texto.
Volto a frisar que é o mote para uma discussão, por isso venham daí as vossas ideias.

AttachmentSize
banner1_robustez_960x360.jpg42.21 KB
banner2_modular_960x380.jpg33.04 KB
banner3_comunidade_960x380.jpg48.12 KB
banner4_solucoes_960x380.jpg38.38 KB

Comments

Objectivo do site

jcnventura's picture

A minha acha para a fogueira é a seguinte: pretende-se um site para promover o Drupal ou para a comunidade Portuguesa de Drupal?

Este ponto é essencial, e para dizer a verdade eu estava a pensar que o objectivo era o segundo. Porque o primeiro já é tratado pelo Dries com o http://drupal.com e pela comunidade mundial com o http://drupal.org. Promover o Drupal requer algum trabalho em documentação e marketing que não tenho a certeza haver recursos na comunidade para fazer.

Mais fundamental ainda, não existe a necessidade de termos um site de promoção ao Drupal. Ele vai crescer ou definhar independentemente do que nós como comunidade façamos. Enquanto que o que é preciso é uma "home page" da "nossa" comunidade. Algo onde possam estar os registos dos nossos encontros, onde se possa mostrar a actividade de conversas que decorre neste grupo e no IRC, onde se possa indicar facilmente como se traduz o Drupal e onde se possa mostrar o que se faz com Drupal em Portugal. O objectivo é fazer a comunidade crescer e atingir uma dinâmica que a faça existir independentemente de eu, tu ou o António andarmos a marcar reuniões. Porque gente a fazer Drupal em Portugal já existe há muito tempo e vai continuar a haver.

De qualquer forma, os banners estão bem conseguidos.

João

Este assunto foi discutido no

Jolidog's picture

Este assunto foi discutido no http://groups.drupal.org/node/90949 tendo ficado decidido os conteúdos do site num post teu em http://groups.drupal.org/node/90949#comment-317099 , vamos reabrir isto novamente?

É com base nesta lista que estamos a criar o conteúdo do site. Se achas que estamos a apronfundar demasiado algum dos tópicos, discutimos isso, mas não acho necessário estar a dar um passo atrás nesta fase.

* Sobre nós
* Informação sobre os meetups.
* Sobre o Drupal
* Exemplos: lista de sites em Portugal que usem drupal
* Apresentação de empresas/freelancers (se houver interessados)
* Ofertas de emprego (acho que o melhor é usarem o g.d.o)
* Forums: já decidimos que continuamos a usar o g.d.o
* Documentação, Tutoriais, FAQs.. Aqui não tenho nada contra. mas não vale a pena planear isto. Se alguém escrever artigos para estas secções, serão bem vindos.

Vamos tentar ter os primeiros 4 tópicos acima para já.. E para isso, duvido que seja necessário fazer Project Management, wireframes, etc. etc.

Já agora, na minha opinião, é a falta de um Project Management, tipo OA, que dificulta a participação de quem não esteve na reunião ou de quem aparece mais tarde. O pessoal está perdido, não sabe o que há para fazer, nem por onde pegar. Se a comunidade se habituar a usar uma ferramenta destas com a criação do site, ia facilitar a criação do Drupal Camp PT no futuro.

O design/layout do site deve facilitar a leitura do conteúdo, mas só depois dos conteúdos estarem bem definidos é que se pode avançar com layouts e wireframes dedicados.

Se querem um OA

perusio's picture

eu posso facultar um. É só dizerem.

Serviços minimos

jcnventura's picture

Pois, os pontos que falo em cima, e que constituiriam a "homepage" da comunidade são o que eu considero o mínimo necessário para esse objectivo.

Claro que se existir alguém com disponibilidade para criar outros conteúdos - uma vez terminado esse minimo - havemos de encontrar maneira de o incluír no site. :)

Este site tem de ser

lopolencastredealmeida's picture

Este site tem de ser claramente para a comunidade e pela comunidade, i.e., disponibilizar o que se passa com a comunidade e onde se pode encontrar ajuda, trabalhos, etc...

A minha proposta foi de ter uma homepage que agregasse os vários e dispersos locais onde se passa algo relacionado com a comunidade Drupal PT. Esse seria um primeiro passo simples e fácil de fazer (acho eu) e que não requeria muitas picuinhices. O resto da proposta poderia ir sendo construída com mais calma.

Nessa proposta havia uma área para "marketing" onde se poderiam colocar uns banners ;)

Infelizmente não dá para adicionar anexos nestas respostas mas o PDF deve estar pendurado no grupo do Google.

os banners estão

lpalgarvio's picture

os banners estão engraçados.
na minha opinião, acho que andamos a apontar baixo. gostei da iniciativa do victor.

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org

Apontar baixo é necessário

jcnventura's picture

Deixa ver da conversa de hoje no #drupal-pt (pelo João Belchior):

Mas como mais ninguém se mexe para ajudar nos conteúdos do site, penso que afinal só vamos ter um site realmente funcional quando a theme estiver completa...
Eu e a cláudia vamos fazendo, mas realmente o resto da "equipa" dos conteúdos nem chegou a aparecer :D

Eu já disse isto várias vezes, mas convém relembrar. Há um ano apontámos alto. O site nem saiu do papel. Se calhar, mesmo a apontarmos assim tão baixo, ainda estamos a apontar demasiado alto.

E já agora discordo do João em dois pontos:
1. O site estará live muito antes disso.
2. O site nunca estará realmente funcional.. :)

Acho que numa primeira

hernani's picture

Acho que numa primeira instância o site tem sentido e pernas para andar se se centrar na comunidade portuguesa de Drupal. É este que deve ser o nosso foco e a nossa oportunidade de mostrar a quem não conhece que aqui neste cantinho existe qualquer coisa feita e gente capaz de fazer bem em Drupal.

Uma montra do que andamos a fazer, do que andamos a discutir e do que estamos a preparar. Depois de isto estar de pé, podemos navegar noutros mares.

Há um ano o problema não foi

Jolidog's picture

Há um ano o problema não foi apontar muito alto. E ficamos por aqui porque não quero reabrir os problemas que aconteceram.

E segundo eu nunca disse que o site não ia estar live, basta apontar o url para o que já está feito e fica logo live. Em relação ao funcional, ou é, ou não é; Pode-se melhorar no futuro mas neste momento:

  • uma amalgama de items num menu de topo que apontam tanto para sites externos, como para links internos
  • content types com estrutura mas sem apresentação definida
  • conteúdos espalhados que tanto falam na generalidade como usar o drupal na cloud
  • screenshots de sites criados em drupal sem contextualização

não é um site funcional.

Não podemos menosprezar o mais importante na criação do site, qual o objectivo, que conteúdos usamos para atingir esse objectivo e de que forma é estruturado.

Já agora aproveito para dizer que não estou a menosprezar o trabalho que já foi feito sobre os conteúdos, é sem dúvida valioso, mas há que admitir que tem sido realizado de um forma desorientada, falta a estrutura. A minha última frase que o Ventura citou refere-se a este ponto, na reunião ficaram a camorim, lpca e cvclemente responsáveis pelos conteúdos e apenas a camorim é que assumiu a posição. Não é uma crítica negativa aos outros dois responsáveis, todos temos outras coisas para fazer, mas nesse caso não deviam ter assumido a responsabilidade ou posteriormente indicavam a falta de disponibilidade para outros poderem tomar o seu lugar.

Os responsáveis pelos conteúdos é que definem o que entra, o que saí, o que têm destaque e o que fica para outra altura. São eles a decidir se são necessários banners para o site e em que páginas é que devem aparecer.

A estrutura dos conteúdos está a ser criada em parte por um dos designers (eu) e por isso a minha frase "penso que afinal só vamos ter um site realmente funcional quando a theme estiver completa...", (aproveito para adicionar que a theme completa não quer dizer que esteja aplicada ao site, apenas desenhada) penso que não temos nenhum information architect que queira tomar a dianteira e eu aplico o que sei sobre o tópico à medida que crio o layout dos sites.

Se mais alguém quiser ajudar com a estrutura é muito bem vindo! Se o conseguirmos fazer separado da criação da theme o processo é mais rápido e aí sim, temos um site live e funcional rápidamente.

Bem

perusio's picture

Eu tenho escrito algumas coisas nos conteúdos. Discordo de não ter marketing. Tem que haver um marketing feito em Português, por portugueses. Eu não concebo o site sem isso. Se é para ter um mero agregador daqui e do google groups, então não vale a pena.

O marketing é essencial. Vê o Ruby. Uma linguagem sem nenhuma ideia nova, com implementações meio convencidas de ideias do Lisp, por exemplo, com uma sintaxe grotesca, mas que é promovida como a melhor coisa desde o pão às fatias.

Para mim tinha ficado claro que esse é um ponto a ter em conta e fulcral. Assim como a parte de business development, com o mote dado pela apresentação do Ricardo. Se as pessoas querem ficar no seu canto e acham que assim vão mais longe, tanto pior para elas. Um mercado funciona com base em relações de confiança e elas criam-se através de coisas como aparecer nas reuniões.

Claro que não me vou meter no ninho de vespas de saber se o mercado livre é uma coisa acarinhada por cá em que o conhecer o político ou burocrata certo é mais importante que saber fazer.

O caso do VisitAzores e do Centenário da República são paradigmas disso. Mas podemos baixar os braços e ser fatalistas ou tentar fazer algo para mudar este triste fado.

Vou ver o que há de novo nos documentos e ver se investigo a parte do Drupal no AWS e nos outros serviços de nuvem.

De qualquer forma, o site é de todos, por todos. Donde quem quiser contribuir é só levantar o braço. Será dado acesso aos google docs respectivos.

Já agora

perusio's picture

Deixo aqui uma coisa que achei muito interessante e que está a promover uma linguagem que não tem tido marketing nenhum de jeito.

É a promover um livro intitulado: "Land of Lisp" http://www.youtube.com/watch?v=HM1Zb3xmvMc

Uma ideia.

epa, vejam o site!

lpalgarvio's picture

epa, vejam o site! :P
http://landoflisp.com/

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org

concordo com o antónio. em

lpalgarvio's picture

concordo com o antónio.

em relação aos conteúdos, investiguei e escrevi alguns textos, corrigi tambem partes do texto dos outros e o seu markup, criei um rascunho de um gráfico dos requisitos que está aqui e traduzi alguma coisa para o Drupal 7...

também ajudei com a lista de sites e lista de contactos

lamento ainda não ter ajudado mais mas tenho estado demasiado ocupado com trabalhos e prazos, e o meu desenvolvimento numa distro de drupal 6 e 7.

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org

Comparação?

ronaldofs's picture

Só não percebi essa comparação de ruby com lisp... Têm objectivos e âmbito diferentes. E a sintaxe de ruby é bem interessante, assim como os conceitos que a influenciaram. Esta é e tem sido a tendência das linguagens de alto nível.
Aliás, assim de repente, não consigo ver utilidade de lisp em web dev comparando com outras linguagens(+frameworks).
É quase como dizer que preciso do latim para me safar em roma!

Só um desabafo :)

Embirração

perusio's picture

minha com o Ruby. Acima de tudo com a arrogância própria de um arrivista que não se enxerga. Mas como é hábito esse palavreado não vem de quem criou a linguagem. Vem de uns zelotas que agora descobriram a pedra filosofal das linguagens de programação, dizem eles. Sobre o Lisp e o Ruby, de facto não são comparáveis. Quanto ao Lisp ser usado em webdev, há exemplos disso. Não serão muitos, mas há.

Já agora, saindo num tangente, acho o JavaScript superior ao Ruby como linguagem de programação.

Podes crer que se o Drupal fosse em Lisp para mim era ouro sobre azul. Nenhuma outra linguagem me dá tanto gozo. Mas eu divago...

Acredito

ronaldofs's picture

Acredito que o lisp até seja bastante poderoso, mas com as metodologias agile não me parece que resulte...

Mas concordo que o javascript será cada vez mais emocionante com o boom de frameworks/implementações que têm surgido. Algumas bastante apelativas mesmo... Falo no caso do node.js, que é algo que me tem despertado a atenção, e outras como o GWT, Ext JS, cappuccino...

Quanto ao ruby é algo que me tenho empenhado para aprender (há poucos meses) e escolhi precisamente por ter pegado em conceitos e ideologias de outras linguagens, por ter comunidade enorme e activa (não em portugal), entre muitas vantagens. Além disso a implementação java do ruby - JRuby - também tem evoluído bastante. Para não falar de desenvolvimento mobile utilizando, por exemplo, o RhoMobile que permite compilar ruby em linguagem nativa para iphone e android.
Hoje em dia a comparação é ruby/php/c#... pois as ferramentas associadas permitem um aumento bastante significativo da produtividade.