Mantenedores do site Drupal Brasil

We encourage users to post events happening in the community to the community events group on https://www.drupal.org.
xulispa's picture

Pessoas,

Vez ou outra surge algum assunto relacionado à manutenção do site Drupal Brasil, seja na questão de moderação do conteúdo, usuários, desenvolvimento, aplicação de novas funções, novo site, entre outras coisas. Como um dos mantenedores, venho expor o seguinte:

O grupo de mantenedores é aberto para quem quiser ser mantenedor. A única coisa que precisa para entrar pro grupo é se alistar, em resposta a um tópico no Drupal Brasil - http://www.drupal-br.org/node/6325, em outro que está na lista de discussão drupal-br - http://groups.google.com/group/drupal-br - ou em outro que está na lista de emails dos mantenedores.

A lista de mantenedores - http://groups.google.com/group/dbr-maintainers - é pública, assim como qualquer coisa relacionada ao Drupal Brasil deve ser. Não é necessário ser mantenedor para participar ou contribuir nos tópicos, mas se for um mantenedor, é interessante que assine a lista.

Existe um perfil com repositórios públicos no github - https://github.com/drupal-br - com alguns trabalhos já iniciados.

A HostSH é quem faz a hospedagem do site e até onde eu sei, eles cederam um servidor dedicado para hospedar e desenvolver o DBR. Além da HostSH, quem é mantenedor atualmente sou eu, Thiago Régis e Luiz Gustavo Aleagi. No entanto, pela definição da palavra, quem dá suporte também é mantenedor. Então todos vocês que respondem dúvidas de outros usuários também mantém o Drupal Brasil.

Não estou fazendo convite ou qualquer tipo de recrutamento, mas:

Se você quer que alguma coisa mude, tem duas opções: fazer a mudança ou pedir pra alguém fazer. Se pedir alguém pra fazer, não vá reclamar depois. As portas estão abertas para todos, o Drupal Brasil é patrimônio público. Qualquer coisa que fugir do público está errado e precisa ser corrigido.

Resumindo: qualquer coisa que vá acontecer na manutenção, no desenvolvimento e sobre destino do Drupal Brasil está nas mãos de todos (que quiserem, óbvio). Acontecer, inclui os métodos para que aconteça e também políticas.

"Mas xulispa, sempre foi assim?"

Não. Até pouco tempo atrás, falava-se de comunidade e haviam discursos bonitos. Mas na verdade era uma iniciativa privada, de um grupo fechado, soberano, "liderado" por pessoas despreparadas e imaturas para o caso (sim, me incluo na lista). Até que enfim, depois de calorosas discussões, o povo acordou e viu que estava fazendo tudo errado. Acredito que, por tentar defender a comunidade, a comunidade foi prejudicada. Mas a partir de agora, não mais.

"E tudo que já aconteceu?"

Está arquivado. Não são tantos registros, mas também está público. Só peço que, antes de fazer considerações, questionar ou discutir sobre um assunto antigo, tenha ciência que a maioria das conversas e o conteúdo do que foi dito talvez não reflita mais (nem condiz com) a realidade. https://groups.google.com/group/dbr-admins

A bola está para quem chutar.

Abraço,

Leonardo Silva
www.xulispa.com.br