[Drupal Camp 2012] Temas para sessões e workshops

We encourage users to post events happening in the community to the community events group on https://www.drupal.org.
camorim's picture

Estão a ser consultados vários espaços para a realização do evento, mas todos com uma caraterística comum - proximidade da população estudantil como definido na reunião inicial para o 2ª DrupalCamp. A hipótese mais viável será à partida a cidade do Porto.

No que concerne aos temas, gostava de convidar abertamente toda a comunidade no sentido de se envolver ativamente num alinhamento interessante para o DrupalCamp de sucesso que todos queremos e merecemos. Ao contrário do ano passado em que a submissão das sessões se fez pelo website, desta vez o convite é usar o Groups para avançar temas, oradores.

Como discutido, o Camp terá sessões e workshops, já que os sprints e build a site (ex. Drupal for a cause) são ainda exercícios exigentes que requerem uma comunidade ainda mais alargada e consolidada. O nosso objetivo para já é atrair novos públicos e privilegiar a divulgação desta framework junto dos mais variados públicos - webdesigners, jornalistas, estudantes, profissionais das áreas tecnológicas (informática) e design/usabilidade (design web e móvel). Vão limpando as vossas armas de divulgação que bom ser bem precisas!

Nesse sentido, queremos um programa eclético e não fechado sobre o Drupal. Queremos temas específicos do Drupal, mas também temas que possam cruzar o Drupal com outras tecnologias e temáticas. Fica uma lista para inspiração deste crossing que se pretende:

  • Drupal mobile, Titanium
  • Drupal, nodejs
  • Business Algels
  • Criar negócio
  • Iniciar startup
  • Configurar servidor
  • Aegir e multisite
  • User experience/ Usabilidade
  • Mapping
  • Jquery
  • HTML5 e CSS3

Se conhecem alguma pessoa de uma área da web com interesse para o Drupal, sugiram e poderemos entrar em contacto.

Avancem também com temas específicos do Drupal que querem apresentar, independentemente da área - theming, módulos, casos de estudo em que tenham estado envolvidos ou que tenham liderado,

Além das sessões, proponham também workshops, que podem ser exercícios práticos simples do tipo: como instalar Drupal em 10 minutos, usar GIt na desenvolvimento Drupal, instalar Wysiwyg no Drupal 7, etc. Pensem naqueles problemas comuns das pessoas e proponham sessões práticas. O nome workshop pode significar aqui uma sessão mais prática/ demo.

Para facilitar a leitura desta discussão, atevo-me a sugerir que respondam diretamente a este desafio colocando no título a modalidade da atividade e nome. Assim, ficaremos com lista de propostas com replys às mesmas bem arrumadinhos.

ex. WORKSHOP - Nome do workshop
ex. SESSÃO - nome da sessão

Boa participação

Comments

data definida?

paulo_graca's picture

Olá Cláudia!
Já há alguma data definida? Teria muito gosto em poder ajudar o pessoal do Norte a levar o barco para a frente.

Data para breve

camorim's picture

Olá Paulo

Muito obrigada pela tua disponibilidade. A data do evento ficará confirmada o mais tardar no final da próxima semana. Já temos algo de concreto, mas aguardamos resposta de outra instituição.
Mas o evento será à partida em Abril (2ª ou última semana) ou primeira de Maio, antes da Queima no Porto.
No próximo meetup no Café Aviz, vamos tentar delinear já temas para sessões e workshops. Vamos tentar tudo por tudo para estarmos no chat do grupo, skype ou IRC #drupal-pt para recebermos inputs de pessoal de todo o país.
Portanto, quem tiver ideias que avance e faça chegar o que gostaria de apresentar ou dinamizar.

Até breve

Sessão e Workshop Drupal empresarial

Miguel.Andrade's picture

Viva,

No Drupal Café discutimos algumas possibilidades para fazer apresentações sobre o uso mais empresarial do Drupal.

Gostava de ter o o máximo de opiniões (e comentários) para ajudar a decidir um ou dois "case studies" para apresentar em pormenor.

Se não quiserem comentar, serve um simples "clique" para votar na opção que acharem mais interessante.

Vejam as descrições (e votem) pf aqui: http://www.neoscopio.com/?q=node/151

tnx!

Local e colaboração

fernandesj's picture

Saudações a todos

Tenho andado desaparecido, pois assumi um novo projeto e não tive tempo para mais nada. Estou aqui para tentar ajudar no Drupal Camp 2012. Se ainda não está definido o local há mais uma possibilidade, que é na Universidade Católica no Centro de Braga. Como sabem, Braga é uma referência em ensino da Informática. A Eng. + antiga de Sistemas surgiu na UM.

Esta foi a mensagem que recebi do Presidente do Núcleo Regional da UC de Braga, Professor João Duque:

"O nosso pessoal de informática considera que, em princípio, teremos condições técnicas para acolher o encontro do Drupal e que há interesse nisso. Podes, pois, combinar com os organizadores, caso haja interesse, uma vinda cá, para ver as instalações e combinar as coisas. Cá temos uma licenciatura em TIC, um mestrado em comunicação multimédia e outro em ensino da informática."

Tenho estado a trabalhar, nas duas últimas semanas na Distribuição para escolas. Já temos mais algumas escolas a trabalhar em DRUPAL e o novo site da Rede de Centros de Formação do Norte está a ser desenvolvido com o Drupal.

Até breve

Jorge

Felicito a iniciativa

camorim's picture

Viva Jorge

Penso que traduzo o sentimento de todos ao dizer que é com muito agrado que tomamos conhecimento deste convite. E acho que há vontade em que ele frutifique dentro em breve. Entrar no meio das universidades, politécnicos e institutos é um dos nossos objetivos enquanto comunidade.
Apesar de se terem avançado algumas cidades no início da procura de locais possíveis, o Porto foi ganhando mais expressão e o website já está a ser desenvolvido tendo isso em mente. Também já encontrámos um espaço que na nossa avaliação é interessante porque conjuga as condições com público-alvo universitário - o ISEP, proximidade da FEUP, enfim, o Pólo Universitário da Asprela.
A minha opinião é a de fazer uma reedição de uma sessão como a do memorável Colóquio em Braga no ano passado.
Em todo o caso, estamos muito gratos pelo convite e pela disponibilidade da UC de Braga.

abraço