Posted by perusio on September 2, 2010 at 4:11pm
Start:
2010-09-25 15:00 - 19:00 Europe/Lisbon Organizers:
Event type:
User group meeting
Local: Bar Kompacto. Estrada de Benfica 540 B.
Reunião entre os membros da comunidade Drupal portuguesa.
Apresentações informais:
- Feeds por camorim
- Comunidade Portuguesa: ligações à Drupal Association (impressões das reuniões com a DA e com o pessoal da comunidade espanhola) por jcnventura
- OpenLayers por vcardoso
- Testes funcionais com o Selenium em Drupal por hernani
- Nginx por perusio
Proponham apresentações. Não tem que ser nada muito elaborado. Partilhem algo da vossa prática drupaleira.

Comments
Não querem passar isto para
Não querem passar isto para depois de 4 de Outubro? É que vou de férias a 18 de Setembro, por isso não estou cá na data proposta :\
Haverá mais meetups.
Conforme discutido na lista vamos re-estabelecer os meetups. Por isso em Outubro vemo-nos.
Count me in, estou-me a
Count me in, estou-me a tentar lembrar de eventos que possam ter tido necessidades semelhantes e que pudessem servir de referencias para locais, mas não me ocorre nada e nao me parece que a ideia passe por alugar uma sala de reuniões.
Vou tentar lembrar-me de algo.
Hernâni
Local para Reunião Drupal pt
A minha sugestão é a Gulbenkian. É central, tem jardim, bar e esplanada e é espaçoso e sossegado qb.
Catarina Clemente -- Crafting the web and treating users as individuals
http://www.catarinaclemente.com
https://www.twitter.com/cvclemente
http://www.linkedin.com/in/catarinavclemente
Tem projector?
Olá Catarina,
Tem projector disponível? Não conheço o bar da Gulbenkian. Mas se for povoado pelo típico público dos concertos Gulbenkianos é um sítio em completa dissonância com o Drupal e uma do-ocracy :)
Isto sou eu a falar porque se tiver projector, dada a centralidade, é um sítio com potencial.
Projector e local
Olá, António
Quanto ao local, realmente é o mais complicado. Não dá para chatear os nossos amigos da Quodis para nos abrirem o Liberdade 229 outra vez? Eu não me chateio muito com o bar da Gulbenkian, mas se for como o da Cinemateca, só funciona bem se formos menos de 4, porque se começamos a ter de falar alto, assustamos o resto do pessoal.
Em relação ao projector, alguém conhece bem os tipos da ANSOL? Segundo a http://ansol.org/docs/recursos_para_projectos_software_livre, eles tem um projector que podem emprestar.
Além disso, precisamos de ter Net.. Alguns de nós não têm Internet móvel com flat-rate.
João Ventura
Prjector e Local
Se for em dia que eu possa participar empresto o meu projector.
Não é uma bomba mas serve perfeitamente. Não tenho tela. mas tb não e problema
Se quiserem deslocar-se a 45 minutos de Lisboa para o norte o que permitirá trazer mais gente do centro e do norte, por ventura, acho que será possível arranjar uma sala de um restaurante em que ninguém chateia e depois se quiserem jantar por 15€ comemos muito bem!
O restaurante não é meu nem tenho comissao...
Aí mesmo que eu não estivesse disponível teriam sempre o projector
Ao dispor
António Moreira
A questão
é que não creio ser boa ideia abusar da bonomia do Leo e do Luís. Além de que o espaço não é só deles, é partilhado por outras empresas. Tem que haver intersecção entre a disponibilidade deles e do espaço e os nossos meetups.
Venham daí mais sugestões. De preferência bem localizadas para que cada um se possa deslocar de forma o mais autónoma possível.
Eu não tenho nenhum parti pris anti-Gulbenkian, ou melhor até tenho, mas não é nada a ver com o Drupal e a nem com a cafetaria da dita fundação.
A questão é se têm projector e se estão pelos ajustes com o que queremos fazer.
Projector
Não conheço nenhum espaço com projector que se enquadre nas condições que estamos à procura ou no que estejamos dispostos a gastar. Uma hipotese viável seria pedir emprestado um projector a alguem, como a ansol, mas necessitamos na mesma de um local em condições.
Faculdades? Institutos? Associações de estudantes?
Não seria possível contactar e utilizar um espaço numa faculdade ou instituto (Técnico, Nova, ...)? Poderia ser uma opção para garantir um espaço com alguma continuidade.
Normalmente as associações de estudantes, ou "grupos de utilizadores da plataforma x" são bons pontos de acesso às instalações das universidades. Eu não tenho a incumbência de o fazer, mas sei que quando o pessoal quer organizar uma sessão do "Porto Linux" é bastante simples e com um mail ou um telefonema a coisa fica combinada.
Se alguém mantiver contactos com a sua antiga escola poderia ser uma possibilidade. A anterior sessão no IST não deixou nenhuma porta aberta?
Victor, eu tenho essa
Victor, eu tenho essa possibilidade na FCT-UNL, como disse anteriormente, só que o pessoal não gosta da margem sul :P
Almad... ah, esperem...
Eu já disse várias vezes que arranjo isso tudo mas o pessoal tem alergia a Almada... :|
Almada dia 25
Como o melhor para as alergias é habituar o corpinho, que tal combinarmos o encontro de dia 25 na FCT??
Consegues tratar disso, Raul? Não te esqueças que dia 25 é um sábado.
João Ventura
Posso tentar
Posso tentar mas há duas condicionantes: o ser um sábado e o eu não poder estar presente (teria de ser eu a responsabilizar-me pela reserva do espaço, pelo que sem estar presente não mo devem deixar fazer).
Vou ver o que se arranja.
Para que horas seria?
Acho melhor
deixar isso para outras núpcias. Não estando lá tua pessoa, e para mais sendo um fds, a coisa é demasiado complicada. Convém que seja uma coisa comercial, para não depender de favores.
À partida não seria favor
À partida não seria favor nenhum, é algo de que posso usufruir. Eu hoje vejo o que se arranja e depois comunico. A partir daí logo se vê.
Está lá em cima
Está marcado para as 15:00
Sorry, escapou-me e não me
Sorry, escapou-me e não me lembrava, estava a cair de sono... :P
Não tenho problemas de ser em
Não tenho problemas de ser em Almada :P
Fica mais perto e nem tenho de atravessar a ponte, eheheh.
Procuramos
um sítio como este que topei aqui http://www.tclispers.org (site em Drupal, por acaso).
Alguém pode verificar se este sítio serve?
Pedi ajuda ao pessoal do Hacklaviva e Porto Linux e já recebi uma sugestão. transcrevo abaixo a resposta do João Taborda. Parece-me bastante interessante. A localização é impecável e parece que o espírito encaixa que nem uma luva no tipo de evento.
Se pudessem verificar se o local enquadra-se no que pretendemos agradecia, pois estou atascado de trabalho durante os próximos dias. Obrigado.
Off-topic: Bota tudo no 25!
Parece que o dia 25 está a concentrar uma série de eventos bem interessantes da rentrée pós-férias (mais interessantes que a rentrée politica...).
Além de um encontro das PTGeekGirls sobre o tema de serviços e aplicações móveis (http://portugalgirlgeekdinners.com), surgiu agora um Hackthon sobre HTML5 também no Porto (http://portugal-gtug.blogspot.com/2010/09/html5-hackathon-porto-sabado-2...).
Como em tudo na vida temos que fazer escolhas. Na minha T-shirt está a nossa!
Nada
impede que falemos de HTML5. E quanto a girls, temos à partida duas drupalchix. Donde estamos a jogar em todos os tabuleiros.
Eu acho que seria boa ideia alguém falar de HTML5. Voluntários?
Há um esforço no Drupal para construir uma base de trabalho para quem quer mergulhar no HTML5 de cabeça. O D7 vai vir com temas que implementam o XHTML 1.1. Embora se esteja a trabalhar em paralelo num tema para fazer companhia às ferramentas e ficar com um D7 HTML5 puro e duro.
Mais um
Tenho mais uma dica, desta vez do Gualter Baptista:
Até corre Drupal
Será que o http://pt.indymedia.org correr Drupal dá direito a alguma coisa?
É uma hipótese
Mesmo sendo num local meio insular, Braço de Prata. Eu prefiro-o ao Indymedia. Quando vejo uma página pejada de termos
/anti-\w/miassusto-me :)Casa Amarela
Parece-me que eles esperam uma equipa de demolição lá no SPCC um dia destes. Além disso, pelo que vejo no site, eles não têm electricidade, pelo que se é para nos sentarmos à volta de uma mesa a olharmos uns para os outros, podemos ficar em qualquer café sem risco de nos roubarem o portátil nas imediações..
Não sei se o mesmo se aplica ao Regueirão dos Anjos, mas não me parece que os okupas sejam a solução que queremos.
João
Pois
esse pormenor da electricidade, tinha-me escapado. Os Anjos é um sítio muito mal frequentado em geral.
Nada aconselhável andar de portátil às/ao costas/ombro em certas partes.
Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
Eu estou a "falar" com a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (http://blx.cm-lisboa.pt/gca/index.php?id=460), para ver se eles nos deixam ir lá..
Só não sei é se eles dispôem de algum video-projector (ou de internet..).
Acho que descobri
O Kompacto (http://www.facebook.com/kompacto) é um bar em benfica que tem uma cave onde nos podemos encontrar com:
E além disso, tem comida e bebida (estas já devem ser a pagar). E melhor ainda, até podemos convencer o responsável a usar Drupal!
Fiquei de passar por lá hoje ou amanhã, mas parece-me que encontrámos o nosso poiso.
João Ventura
Já marquei com eles
Eles estão interessados em ter mais eventos deste tipo, por isso a sala é toda nossa (ou quase). Não tem lá nenhuma TV e embora tenham musica ambiente, podemos pedir-lhes para a baixarem ou desligarem.
O videoprojector ainda está dentro da caixa, pelo que talvez sejamos nós a inaugurá-lo.
Pelo que no dia 25 às 15:00, apareçam lá no Kompacto (Estrada de Benfica, 540B).
António, podes mudar o conteúdo do artigo para colocar a localização?
João Ventura
Espectacular
Foi um golpe de mestre!!! Tudo impecável!
Só temos mesmo de nos esmerar e dar o melhor em termos de conteúdo.
Gostava de abordar o módulo Feeds, com o qual tenho andado às voltas para um projecto no Hacklaviva. Acham que é oportuno ou fica para outra oportunidade?
Feeds
Cláudia porque não fazes uma apresentação informal sobre o projecto e explicas o que queres fazer com o feeds? Assim mostras a quem não conhece o módulo e para quem já conhece fica por dentro de uma aplicação do mesmo.
Faço o apelo para partilhar e fazer apresentações. É um ambiente descontraído onde se pode ir nas tangentes que vierem à baila.
João V (jcnventura), João B (Jolidog), Hernâni, Victor, avançem :)
A minha apresentação
Eu já tenho tanto para falar que reservo uma apresentação, mas com poucos slides..
Em Copenhaga estive a reunir-me com a Drupal Association e com o pessoal do Drupalcamp Spain e gostava de partilhar essa informação com todos.
João
Combinado
Acho que vou fazer isso mesmo: assim poderei ter a confirmação se é a via certa para o que se pretende no projecto e se há soluções mais adequadas. Para além disso, tento fazer uma apresentação simples do módulo.
Bem, bem informal...
Correndo o risco de me espalhar, penso em fazer uma pequena apresentação sobre um dos temas que mais me cativou na DC: Openlayers e o tema de "mapping e location" em geral. Participei na BOF dinamizada pelo Alan Pazzolo (zzolo), fiquei em contacto com ele e tenciono seguir de perto o grupo (tanto quanto a disponibilidade permitir).
Não será nada muito técnico por enquanto, pois ainda me estou a inteirar de toda a extensão de módulos existentes sobre o tema. Pretendo apresentar OpenLayers pela rama e um lamiré das movimentações que estão a ocorrer na área.
Apresentação
Estou aberto a temas que gostassem de falar.
Ultimamente tenho-me interessado a sério sobre a área de testes, se houver interessados posso falar de selenium como ferramenta rápida de testes funcionais.
Também estou a portar o serbenfiquista.com para Drupal, por isso talvez ande com umas ideias de performance na cabeça na altura, mas se calhar ficar para uma outra apresentação.
Hernâni
Sim
Acho bom qualquer um dos temas.
Se escolheres os testes, podemos falar de desempenho na mesma em cavaqueira. Parte da minha motivação para mudar para nginx é desempenho. Consumir pouquíssima memória, ser assíncrono, escalar muito bem com arquitecturas multi-processador/multi-core, &c. Para além dos benefícios de segurança ao separar a parte do processamento dinâmico do tratamento do HTTP. Isso para além de ter uma configuração muito mais clara que o Apache.
A minha actual obsessão é instrumentar tudo, MySQL (ou melhor MariaDB) em especial, e depois ver como optimizar as queries. O Views é prático, mas as queries que gera são pesadas :(
O meetup é também para aprendermos uns com os outros. O Drupal é um domínio vasto, ninguém consegue jogar simultâneas em todos os tabuleiros com jogos abertos.
Bom trabalho
João.
Actualizado. Criei um mapa no Google com um marcador Drupal Meetup. Esperemos que a comunidade Drupal inove também aqui. Se gostarmos têm clientes e vamos fazer boa publicidade.
Bem jogado. Nesse caso
Bem jogado.
Nesse caso cancelo a sala da FCT.
Raul
Sim
Parece-me com potencial. Resta saber se têm música a metro e/ou têvê a rodar. Porque se tiverem vai haver uma batalha pela atenção.
Está bem localizado. Acessível via veículo automóvel, comboio (Benfica) e metro (Colégio Militar).
Well done Ventura ! Podemos
Well done Ventura !
Podemos começar a preparar a nossa agenda.
confirmem por favor...
Tenho acompanhado esta debate à distância.
Pelo que percebo, data e local estão definidos, certo? Só para planear a minha agenda pessoal.
Aproveitando para listar as indicações de temas, minhas sugestões e preferências:
perusio - Nginx
Tema muito interessante e sobre o qual já penseu. Usas em VPS? Tens dados que possas partilhar sobre performance (vs apache)? Carga suportada para X page views (drupal+views) com configuração do HW yy mb, xx mhz?
camorim - módulo Feeds / integração de conteúdos RSS no drupal. Boa
vcardoso - openlayers. Boa
hernani - selenium - interessante sobretudo a parte do "automate web app testing "
Eu teria ainda preferência, caso haja candidatos interessado em falar sobre:
- views + CCK - uns degraus acima do que foi feita na ultima oficina
- módulos da categoria Content display
Sim. Está confirmado.
Sobre o nginx não tenho dados nenhuns "científicos" tenho evidência "anedótica".
Faço desenvolvimento numa máquina para o clássico (para não dizer "desactualizado"), Centrino 1.3 GHz com 1.5 GB de RAM. Com o Apache não estava a conseguir fazer nada de jeito: hiper-lento, imensas vezes a ter que fazer restart para limpar o processo do Apache da Memória. Agora consigo trabalhar.
O salto para o Nginx era algo em que andava a pensar e tornou-se uma opção. Reparei que a tendência era de fazer o salto, sobretudo quando havia uma consideração económica, startups, sites com pouco orçamento, e que não tendo em geral feito muitos testes, viam os resultados na prática. Github, Duckduckgo.com, Hulu, SourceForge, &c.
Outra coisa que me fez saltar foi o suporte SSL/TLS. No Apache é uma trapalhada com imensas opções. Do que percebi as suites de cifras inseguras não são "bloqueadas" como pré-definido. O Apache vem do tempo do NCSA, tem muito código legacy e isso vê-se na configuração que é confusa. Há um mod-gnutls, mas eu estava mesmo farto do apache. Há também questões de segurança, pois há um exploit DOS por aí (slowloris) que funciona com o Apache e não funciona com o nginx.
O nginx só faz sentido usar numa VPS, pois não suporta coisas como .htaccess. Eu acho a configuração muito mais clara: é uma linguagem declarativa. É preciso também ver que ao contrário do Apache, o nginx tem imenso momentum por detrás. Muita actividade no github, por exemplo, com muitos módulos extra. O Nginx não tem uma arquitectura de módulos que são carregados em run-time, mas sim uma arquitectura de módulos compilados. Por exemplo, compilei o meu próprio sem WebDAV, SSI e com suporte para upload progress.
Sabendo configurá-lo é mais seguro que o Apache, pois tem menos pontos de falha possível.
Funciona numa VPS com 256 MB ou menos. Obviamente que com o Drupal o que consome memória é acima de tudo o MySQL.
Preferencialmente numa máquina multi-core ou multi-processador. O nginx funciona com um event loop, como o interpretador de JS num browser. Tem um master process e possivelmente vários worker processes, idealmente cada core/CPU corre um dos worker processes.
http://wiki.nginx.org/NginxWhyUseIt
Eu tenho estado de olho no
Eu tenho estado de olho no nginx e lighthttpd mas sem a energia e tempo para uma abordagem à séria.
Eu sei que falar do nginz não é centrado no drupal, mas parece-me muito interessante e útil.
Que tal falar numa perspectiva de migração de apache para nginx? Estou a lembrar-me do .htaccess do apache necessários no drupal e as dificuldades que podem surgir com isso.
Aqui na minha maquina de dev para já não foi doloroso. Em 15 minutos tenho o nginx a funcionar com a mesma doc root do apache e a correr algumas apps web e cms sem problema, mas é obvio, que isto é um teste simplório de mais.
já agora, para quem quiser seguir a mesma receita que eu mais ou menos usei: http://www.howtoforge.com/installing-nginx-with-php-5.3-and-php-fpm-on-u...
E outras coisa muito
E outras coisa muito interessante para falar, é e-commerce e ubbercart no drupal. Alguém com experiência neste campo?
Para o mês que vem voltamos a reunir-nos...
Queria lembrar a todos que a ideia é sairmos de lá pelas 19:00-20:00 horas, pelo que 4 ou 5 apresentações devem chegar.
Temos assuntos importantes a debater que não estão na agenda: o Drupalcamp continua marcado para o dia 27 de Outubro, por exemplo. Vale a pena tentar leva-lo para a frente nesse mês que nos resta ou adiar (+1 vez)? O que fazer com o drupal-pt.org? Qual o estado da tradução do D7? Como é que podemos ajudar?
Sim, vamos lá a dosear a coisa
Concordo contigo João. Com tantos temas relacionados com a organização da comunidade, penso que entre 1 a 2 horas devem ser reservadas para essas discussões.
A ideia que faço de um DrupalCamp, talvez incorrecta, é que já envolve alguma logística e organização. Nesta fase talvez seja prematuro. Uma questão: alguém tem números sobre a comunidade drupal-pt? Seria interessante ter uma ideia de quantas pessoas seguem o grupo no g.d.o ou através de outros meios, para começar a imaginar a dimensão do evento.
Sim
tens razão. Não é uma coisa para fazer no verso de um envelope num vão de escada. Aquela data foi lá colocada porque em Fevereiro decidimos adiar. Curiosamente recebi a semana passada um mail de alguém na Alemanha a perguntar pelo Drupalcamp. Acho que Portugal tem grandes trunfos em termos turísticos para poder explorar.
Há uma possibilidade remota de ocorrer em Novembro integrado noutro evento. Até ao meetup vai haver decisões tomadas nesse sentido e nessa altura tudo deverá ser claro. Acho que devemos avançar já a solo ou com parceria, se ela se concretizar. Vamos ver. Colocar o Drupal na rua e mostrar o que pode fazer. We gotta keep hustling :)
Malta do Norte, alguém mais vai?
Eu e a Cláudia estamos a considerar ir de comboio, pois para 2 é a opção mais económica além de se poder fazer algo durante a viagem. Mas acima de 3 ou 4 pessoas já se torna interessante partilhar um carro, e as respectivas despesas ;-)
Alguém mais aqui da zona do Porto e arredores está a pensar em ir? Já vi que o Alexandre poderá ir...
Nós estamos em Ovar, a 10 minutos da A1, pelo que se o pessoal se organizasse poderíamos ir juntos.
O nosso carro só permite mais um passageiro, e é a gasolina, mas está disponível.
Kompacto
Boa noite a todos,
O meu nome é André Morais, sou a pessoa com quem o jcventura falou e resonsável pela gerência do Kompacto. Não querendo passar por "stalker", achei que o registo aqui no grupo faz sentido por alguns motivos, entre os quais o ter combinado com o João que manteríamos contacto, para acertar os pormenores deste vosso encontro que foi para nós uma agradável surpresa.
Somos uma equipa jovem e ainda pequena; à primeira vista o nosso estabelecimento é um insuspeito café / snack bar - no entanto, no piso inferior, possuímos 150m de área útil que pretendemos explorar - como pudemos explicar ao jcventura - numa vertente artística e multimédia, aliando uma zona de lounge a vários serviços em permanência que de alguma forma se complementam (estúdio de tatuagens, cybercafé, espaço de projecção vídeo e uma área dedicada a artes gráficas). Tudo isto num espaço que se pretende dinâmico e adaptável a vários eventos do mesmo cariz - e daí o nosso sincero interesse na vossa ideia.
Como calculam, é um projecto ambicioso, ainda em fase de desenvolvimento e, apesar de o jcventura me ter assegurado que as áreas e equipamento que já podemos disponibilizar servirão para o vosso meetup, achei que valeria muito a pena trocarmos algumas impressões por forma a vos podermos receber da melhor forma possível apesar das nossas actuais limitações. Posto isto, para já acho que seria útil esclarecer o seguinte:
Quantas pessoas, aproximadamente, estarão presentes no encontro, directamente relacionadas com o projecto Drupal-PT (organização / apresentações + audiência);
Se necessitam de materiais adicionais para além da electricidade e videoprojector, como por exemplo cabos conectores de vídeo específicos para os vossos notebooks - o nosso projector possui entradas VGA, HDMI e RCA;
Se seria possível a comparência do(s) organizador(es) ou pessoa a fazer a primeira apresentação com 30 - 45 minutos de antecedência para, com um elemento da nossa equipa, testar e ajustar o espaço e equipamentos às vossas necessidades.
De resto, neste momento falta apenas dizer que estamos à vossa inteira disposição para esclarecer estas ou outras questões que possam ter, aqui ou através dos contactos disponíveis na nossa página no Facebook. Ficamos ansiosamente a aguardar o vosso contacto e a vossa visita!
Um agradável Kontacto
Olá André.
Pessoalmente acho a tua iniciativa de contactar o grupo bastante positiva demonstrando um interesse e cuidados dignos de nota. Espero que tudo corra bem e que se torne num ponto de encontro com futuro.
Não tendo muitos detalhes, penso que podemos contar com um grupo que andará entre os 10 e os 20 elementos.
Para material, a ligação do meu portátil é com um cabo vídeo normal para PC (penso que VGA).
Até sábado.
Power to the people
Esqueci-me: pode ser também necessário ligar os portáteis à corrente, pelo que na falta de tomadas uma ou 2 extensões com tripla seriam valiosas.
Óptimo
Olá André,
Benvindo ao grupo e obrigado pela atenção.
Vamos precisar de um cabo VGA. Não conheço o espaço, por isso não sei com que comprimento.
Se houvesse um quadro era ouro sobre azul, mas se não houver, no problemo: logo nos desenrascaremos.
Vai haver 5 apresentações. A durarem 15 a 20 minutos cada.
Posso aparecer pelas 14h30 para preparar as coisas. Ainda para mais atendendo que é a primeira vez
e não temos prática com a instalação.
Neste momento estão inscritas 7 pessoas. Mas é um número pouco fiável em termos absolutos. Vamos apontar para serem 10 pessoas pelo menos.
Muito boa ideia de providenciar um espaço como este. Nos US, por exemplo, há toda uma cultura associativa de as pessoas se encontrarem e falarem de algo que lhes interessa num contexto de socialização com alguma estrutura. Há muito que buscávamos algo na linha do Kompacto. Há quase um ano que começámos estes encontros, e têm sido muito irregulares, parte da razão para tal tem a ver com o facto de não termos um poiso fixo e termos andado a saltitar de sítio em sítio.
Faço um apelo a quem vai para se inscrever usando o botão Sign up acima ou deixar aqui um comentário. Obrigado.
Bem-vindo
Viva André
Em primeiro lugar deixa-me saudar a tua presença e a tua amabilidade.
Para a minha apresentação também só vou precisar de um cabo VGA.
Até Sábado!
Hernâni
Lista de coisas necessárias
Olá a todos,
Do que eu vi por lá, eles têm extensões, fichas triplas, cadeiras e casas-de-banho mais do que suficientes para todos nós. O projector é novo pelo que assumo estar munido com os cabos minimos (entre os quais coloco o VGA). Eles ainda não tinham instalado a tela há um mês, mas existe uma parede branca mais do que suficiente para esse efeito.
Já agora e visto que o André Morais não o referiu, não se esqueçam de levar uns trocos. Vamos ficar lá um bom par de horas e acho que o minimo que podemos fazer é retribuir-lhes o favor com alguns consumos - afinal o business model deles é gerir um bar e não servir de hosting grátis a eventos open source.
João Ventura
Marcar presença
Boa tarde pessoal!
antes de mais, parabéns pela iniciativa e força para muitas mais :D
Venho assim informar que a minha presença será quase certa.. não posso confirmar a 100% porque tenho a agenda preenchida antes e depois do evento, mas a ver se dá nem que seja para 5minutos. De qualquer forma, como a minha experiência com o Drupal resume-se a um projecto e uns poucos de testes locais de alguns módulos, o objectivo da minha presença será mais de ouvir - aprender, discutir melhores práticas, potencialidades da plataforma, etc.
Sabem-me dizer se começam com as discussões ou com as apresentações?
Só para confirmar: quem vai de metro é sair no colégio militar e seguir o resto do caminho a pé certo?
Obrigado e até amanhã
Gil
Olás! Vou tentar passar ai
Olás!
Vou tentar passar ai para conhecer a malta e ouvir a palestra.
Aviso que o caminho a pé não é assim tão curto.
Não conheço o bar ou as razões para ter sido escolhido, mas sugiro que as próximas reuniões tenham como local uma localização mais próxima de estações do metro ou comboios.
Até amanha se for possível!
Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org
15 minutos a pé?
15 minutos a pé da estação de metro parece-me bastante razoável.
Há que aproveitar o sol e esticar as pernas. Depois de 300km de comboio (com 15 min a pé até à estação) não nos desagrada um pouco de exercício.
Transportes
Bom dia,
Notei que algumas pessoas estão com dificuldades em perceber como chegar ao Kompacto de transportes, e a questão não é de todo tão difícil como pode parecer. A zona é muito bem servida por inúmeros autocarros da Carris, basta procurar por estações na estrada de Benfica, Av. do Uruguai ou Av. Gomes Pereira.
Por exemplo, quem sai do Metro no Colégio Militar / Luz não precisa de vir a pé o resto do caminho, basta apanhar o 767 junto à estação do metro e sair na paragem da Av. do Uruguai que fica mais próxima do cruzamento com a Est. de Benfica. Fica a menos de 100m do nosso estabelecimento.
Existem também autocarros para quem vem de comboio e sai na Estação de Benfica; basta escolher qualquer um que desça a Av. Gomes Pereira e sair junto ao cruzamento que indiquei. Consultem as hipóteses no Google Maps e verão que existem imensas possibilidades. Caso restem dúvidas, podem sempre dar um toque para o número de telefone indicado na nossa página no Facebook, e nós ajudaremos tanto quanto possível.
retiro o que disse, afinal
retiro o que disse, afinal não era assim tão longe, parecia mais do que era.
e o local foi óptimo com bom ambiente, muito espaço e boas condições.
gostei dos temas do mini-congresso e do convívio ;)
Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org
Em sintonia
Tens toda a razão. Rapidamente nos pomos no Kompacto e o ambiente foi muito bom e as condições também. O poiso para próximos voos...
Balanço do encontro
Fiz um pequeno relato no meu blogue para o qual vos remeto: http://agulha.camorim.eu/projectos/meet-up-drupal-pt-25-setembro/
Mas não há nada como ouvir e ver as apresentações. Nesse sentido foram feitas gravações áudio e fotos. Penso que também as apresentações podem ser publicadas.
Não quero antecipar-me, mas pergunto se a melhor solução é usar os anexos da página wiki da marcação do encontro ou listar os links para os documentos (penso sobretudo nos ficheiros áudio que são sempre mais pesados) alojados algures (fotos, diapositivos). Como é hábito proceder-se nestes casos?
A prestações
Vou colocar os slides que não apresentei no encontro (não tive tempo de os acabar) hoje online.
Quem quiser pode espreitar a minha configuração exemplo do Nginx github. Vou adicionar a configuração SSL/TLS em breve.
Está lá uma coisa que não falei no Sábado, que é como eliminar o cron web (wget/curl) e usar o drush para invocar o cron. Mais seguro e eficiente. Uma vez que é o CLI do PHP que trata do assunto deixando o FastCGI ou o mod_php (se usam o dito com o Apache) servir os pedidos de páginas.
Estão lá links para mais coisas, como links para scripts de adição de hosts virtuais
nginx_ensite, nginx_dissite, configurações para o Monit, plugins para o Munin, e um init script para lançar o PHP FastCGI (não php-fpm).Já agora slightly OT, acaba de sair a versão 0.8.51 do Nginx. O ramo 0.8.x é o novo ramo estável. O 0.7.x passou a legacy e o 0.9 é o novo ramo desenvolvimento.
Gostei bastante do meetup. Acho que temos uma comunidade que embora pequena, é extremamente dinâmica e tem projectos e ideias novas. Nada a ver com uma treta que eu o Ricardo e o João tivemos que gramar quase há um ano sobre Joomla. Triste, muito triste.
Estamos no bleeding edge ;)
Slides
Não tiveste tempo de os acabar como em fazer ou como em apresentar?
Já sei que te desliguei o cabo, mas pensei que tinhas acabado. Em caso disso, as minhas desculpas.
Já criei o novo evento. Agora é a minha vez de mostrar alguma coisa técnica, vou apresentar o features.
João
Não tive tempo para fazer
para acabar de fazer. Resolvi usar uma coisa diferente usar o s6 para criar os slides. Tenho um ódio figadal ao slideshare e esta foi a solução mais prática que arranjei. A questão é que acabei por me distrair dos slides propriamente ditos :(
features vai ser muito
features vai ser muito porreiro.
sugiro também o demo e backup_migrate.
Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org