Perdi a capacidade de administrar o meu site através das Páginas de Administração

We encourage users to post events happening in the community to the community events group on https://www.drupal.org.
a.s.pereira's picture

Caros drupallers portugueses,

Gostaria de contar com a vossa ajuda para me habilitar de novo a fazer a administração do meu site através das Páginas de Administração, considerando que desde que fiz uma instalação de módulos relacionados com Panopoly recebi mensagens de erro que inviabilizaram a instalação desses módulos. Mesmo após a desinstalação dos módulos não consigo aceder a qualquer página que comece por "/admin", seja "/admin/config", "admin/modules", "/admin/content", excepto /admin/modules/install". Estranho. A mensagem que me é apresentada com o título "Erro" é: "O site encontrou um erro inesperado. Por favor tente mais tarde.". Não consigo perceber qual é o erro a que se refere. Já consegui tirar o site do modo de manutenção através do phpMyAdmin e já está disponível para todos os utilizadores excepto para o administrador. É possível que a solução seja simples mas não consigo alcançá-la apesar de já levar semanas de busca incessante. Depois de ter feito uma migração com sucesso de D6 para D7 não esperava ficar com o site nesta situação em que não posso fazer a sua manutenção. Só consigo acrescentar conteúdos.
Agradeço que me ajudem se puderem.

Comments

Tem backup da base de dados?

paulo_graca's picture

Tem backup da base de dados? Se sim sugiro que o guarde poderá vir a precisar dele.
O erro que indicou não é muito sugestivo já que pode significar muitas coisas.
No Drupal a primeira coisa a fazer é limpar a cache, não sei se usa, mas o Drush é uma grande ajuda. Não tendo poderá experimentar apagar o conteúdo de todas as tabelas prefixadas com cache_.

Sugiro que tente ver o error_log do apache caso tenha acesso, ou, não tendo, veja se encontra novas entradas na tabela watchdog da sua instalação drupal. Pode ser erro de algum problema ou incompatibilidade de PHP com algum módulo actualizado.

Se conseguir resolver, para próximas actualizações, sugiro que tenha uma versão de testes para simular os upgrades para garantir que não danifica o que tem em produção.

Problema resolvido com sucesso.

a.s.pereira's picture

Caro Paulo Graça,
Obrigado por se ter interessado pelo meu problema.
Limpei todas as tabelas prefixadas com 'cache' sem que tivesse obtido sucesso. Verifiquei, conforme sua sugestão, a tabela 'watchdog', desta vez com muito mais atenção, porque já a tinha analisado superficialmente diversas vezes sem que tivesse encontrado nada que me chamasse a atenção. Resolvi mudar o tipo de campo 'variables' desta tabela de 'LONGBLOB' para 'LONGTEXT' e fez-se luz. Consegui ver que o erro que estava a ser apresentado indicava a falta da tabela 'queue'. Foi só repor a tabela no seu devido lugar e pronto... tudo a funcionar como dantes.
A sua ajuda foi determinante porque me levou a concentrar-me no que era importante. Eu sabia que a solução era muito simples, mas faltava-me aquele clique.
Quanto ao backup da BD, não era solução porque eu tinha cometido um erro de principiante ao fazer um backup da BD depois de já ter surgido a anomalia e que foi eliminar um backup mais antigo sem que me tivesse sido perguntado se o queria fazer.
Tudo acabou bem. Obrigado.