Booking.com

We encourage users to post events happening in the community to the community events group on https://www.drupal.org.
uaparac's picture

Olá pessoal gostava de saber se recomendam ou têm experiência de algum módulo ou API que funcione bem e possa ser compatível DRUPAL vs BOOKING.COM

Já vi uma lista deles mas sinceramente :P

Cumprimentos e Obrigado

Abc

Comments

Tudo depende da forma que o

PedroMiguel's picture

Tudo depende da forma que o precisas integrar. Podes descrever um pouco o projecto? Torna-se mais simples indicar algo saber o que realmente precisas.

De qualquer das formas compreendo quando dizes "já vi uma lista, mas sinceramente...", também eu ando decepcionado com o Drupal e cada vez estou mais afastado.

Por variadissimas razões, desde patchs que não são "commited" nos modulos e depois tens de andar a pesca quando sai um security fix qualquer, passando por já quase passar mais tempo a fazer overide's do que a desenvolver.

Desabafos à parte e voltando ao que nos trouxe aqui, descreve um pouco mais o que necessitas de fazer. Abraço.

Atenção que a booking.com é

bmateus's picture

Atenção que a booking.com é mais que um motor de resemaioriarincipalmente um canal de distribuição. O que significa que, se for para um hotel, este estará sempre a dar uma comissão de pelo menos 15%. Pode não parecer muito (depende dos preços), mas no final do ano pode ascender a vários milhares de euros.

Tem as suas vantagens ( vende para milhares de pessoas no seu site e distribuidores), o que é sempre bom. Mas tudo depende do produto e do objectivo.

Neste momento, é o canal de distribuição maior da Europa, na nossa experiência. Como concorrente directo tem a expedia.com, que já foi em tempos a n. 1.

Normalmente os hoteis ou empresas turísticas não passam sem a booking.

Sei que tinham um sistema de interface em xml, mas a maioria das vezes apenas funcionava entre sistemas de reservas integrados com software de gestão do hotel ( pms).

Servia para enviar, corrigir e cancelar as reservas geradas no site booking.com directamente no sistema do hotel.

Para integração nos sites, apenas vi em sites de agências e bloggers de viagens. Era um iframe pre.gerado, e a razão é que todas os hoteis registados estavam disponíveis para compra. E ninguém gosta devender a concorrência. ..

Espero que ajude.

<< I tried others - still returned to Drupal. >>

@pedro também começo a me

bmateus's picture

@pedro
também começo a me sentir desiludido com o drupal. Continua a ser a minha ferramenta de eleição, mas mais por causa do views e services do que qualquer outra coisa. Tenho trabalhado muito com angular js e em drupal, e começo a ter a sensação de que faço mais, com mais controlo e mais rápido.

Pode ser apenas impressão. ..

<< I tried others - still returned to Drupal. >>

@pedro também começo a me

bmateus's picture

@pedro
também começo a me sentir desiludido com o drupal. Continua a ser a minha ferramenta de eleição, mas mais por causa do views e services do que qualquer outra coisa. Tenho trabalhado muito com angular js e em drupal, e começo a ter a sensação de que faço mais, com mais controlo e mais rápido.

Pode ser apenas impressão. ..

<< I tried others - still returned to Drupal. >>

Efetivamente parece que

uaparac's picture

Efetivamente parece que Drupal ficou parado no tempo. Pode ser que a versão 8 dê um impulso importante quer em termos de inovação quer a nível de compatibilidades com outros JS.

Quanto ao projecto o que estou a fazer/tentar é ter uma plataforma que receba e faça a gestão de reservas em vários sites. Tipo Booking.com, TripAdvisor etc.. receber a informação não é difícil via Json ou XML como dito pelo Mateus... difícil está em saber como devolver essa informação aos sites. Imaginem ter um imóvel publicitado em 4 ou 5 sites e ter de fazer a sincronização das agendas manualmente em cada site... É de loucos. O objectivo passa por fazer tudo num só local.

Isso vai depender de cada

PedroMiguel's picture

Isso vai depender de cada site em si, provavelmente tem uma api diferente cada um, a melhor solução é fazeres um "Interface". Ou seja, o teu site comunica de uma forma e para cada site que queiras comunicar fazes um "adaptador", desta forma caso queiras adicionar/retirar sites posteriormente torna-se mais simples.

No entanto não existe nenhum modulo que te faça isso em drupal, vai ter de ser algo costumizado.

O ideal mesmo era pegares numa framework como laravel ou symfony e fazeres isso quase de raiz. Não me parece que usares Drupal num projecto com essas caracteristicas seja o indicado.

Concordo com o Pedro, também

bmateus's picture

Concordo com o Pedro, também não me parece que Drupal seja a melhor ferramenta.

De notar que terás de ter um "coordenador central", e um ciclo de sincronização para enviares toda a comunicação.

Deverás também necessitar de um "processador", que deverá processar as mensagens provenientes dos vários sistemas externos, interpretá-las e atualiza-las no sistema central, novamente sincronizando as restantes, para todos terem a mesma informação.

Dependendo da quantidade de sistemas e da quantidade de dados mínimos requeridos (cada sistema tem requerimentos diferentes), pode ser algo que rapidamente se torna complexo.

Em relação à booking.com, tens de falar diretamente com eles. Eles têm um departamento de integração, mas para aceitarem os teus dados tens sempre de ter uma conta autorizada para comunicação XML.

Além disso, irás precisar que eles te digam a estrutura dos dados para os mesmos poderem ser aceites.

Em relação ao TripAdvisor, que eu saiba não têm ainda nenhum motor de reservas. O mais perto que têm disso é um sistema TripConnect, que não é mais que um sistema de leilão (estilo AdWords) que dá a oportunidade aos hotéis de terem o seu sistema de reservas diretamente na TripAdvisor - normalmente, a TripAdvisor vende a booking.com, Expedia e outros, que cobram sempre uma comissão.

O único api da TripAdvisor que conheço é para reviews. Além de teres que registar o site ou app, ficas durante quase 6 meses com uma ligação "limitada". No site https://developer-tripadvisor.com/content-api/ eles informam do seguinte:

"TripAdvisor does not grant access to its API for purposes of data analysis, academic research, or any other use not associated with a consumer-facing (B2C) travel website or application."

Portanto, terás de avaliar se o teu projeto se integra dentro destes parametros.

De qualquer forma, não deixa de ser um projeto com procura. Tenta informar-te com alguns produtos existêntes.

Eu trabalhei com o sistema SynXis, da Sabre, durante vários anos. Além de ser um motor de reservas, era também um Channel Manager (que é o que o teu projecto parece ser). Toda a configuração era terrivelmente morosa, complicada, e efetuada pela equipa de integração da Sabre, e quando algo não estava correto, os efeitos eram devastadores. No entanto, funcionava 99% das vezes, e era fantástico.

Um pequeno àparte: por parte dos hoteleiros, quando têm que gerir muitas plataformas eles querem centralizar - mas quando têm tudo equilibrado, começam a querer fazer certas coisas em cada plataforma (o que se torna ainda mais complicado de gerir).

Espero que ajude e boa sorte para o projecto.

<< I tried others - still returned to Drupal. >>

Obrigado a todos pela ajuda e

uaparac's picture

Obrigado a todos pela ajuda e pelos comentários. Mãos à obra e espero dentro de algum tempo ter notícias interessantes.

Saudações