Migração de Ning para Drupal

Events happening in the community are now at Drupal community events on www.drupal.org.
camorim's picture

Olá a todos

Penso que saberão que no dia 18 deste mês a mudança de direcção da rede Ning fez tremer muita gente. O novo responsável anunciou que o modelo gratuito de acesso vai ser alterado, o que deixou gestores de rede à beira de um ataque de nervos.
Conheço e participo pessoalmente numa dessas redes, a Interactic 2.0 dedicada à tecnologia na educação, que foi criada em 2007.
Gostaria de saber se alguém já se confrontou com a migração específica desta plataforma para Drupal. Sei que assim que surgiu, a Ning "inspirou" muitos aventureiros que combinavam módulos num pacote, cujo resultado final era muito semelhante à Ning ou Elgg.
Não está em questão o potencial do Drupal para as redes, que é inquestionável, antes a trabalheira que acarreta a migração de uma comunidade que labora desde 2007. Também desconheço se a plataforma pode dificultar a tarefa de aceder e exportar os dados. Estive a ler os termos na Ning e nada de anormal me chamou a atenção. Declaram que tudo o que é submetido é conteúdo da comunidade. O que consideram ser propriedade sua é mesmo o código.
Entendem que é tarefa fácil para o módulo Migrate e seus comparsas (Table Wizard, Migrate OG...)?

Fico a aguardar os vossos contributos.
Abraço.

Comments

Olá Camorim, Interesso-me

robsonhell@gmail.com's picture

Olá Camorim,

Interesso-me também pela utilização do Drupal como plataforma de rede social para um projeto onde trabalho.

Existe uma comunidade desde 2009 da área de Informática aqui na Universidade que utilizam o Ning, e como já é de se esperar, a migração do Ning para outra plataforma, neste caso o Drupal, viria mto a calhar, sou novo na utilização do Drupal e seus recursos ainda estão sendo desvendados aos poucos, mesmo assim, me sinto muito a vontade na utilização do mesmo. :)

Bom, você conseguiu algo desde aquela data?

Um abraço,
Robson Hellebrandt

Drupal em redes sociais

vcardoso's picture

Olá Robson

Desde que coloquei a questão, verifiquei que as comunidades que usavam Ning migraram para outras plataformas, também comerciais, mas por enquanto gratuitas.
Essa é sempre uma solução, mas na verdade o Drupal surpreende-me a cada dia, porque é muito versátil e não corremos o risco de ficar "pendurados".

Existem "profiles" ou também conhecidas "Distributions" para certos fins. Algumas são de excelente qualidade e "out of the box".
Para redes sociais há certamente a combinação ideal de módulos, mas nunca me debrucei sobre o assunto, porque até agora não tive um desafio desses. Outra vantagem do Drupal é que é um CMS muito indicado para comunidades, o que me parece indicado para a tua universidade.

Já agora, de que universidade falas? Há quanto tempo conheces o Drupal? Que desejam criar exactamente? Não me importo de dar algumas dicas, mas como sabes, o Groups Drupal PT é também um sítio animado!

Desejo bons percursos em drupal
Cláudia Amorim

Oi Cláudia, Está sendo

robsonhell@gmail.com's picture

Oi Cláudia,

Está sendo excelente a experiência que estou tendo com o Drupal, desde que conheci, 3 meses atrás, surpreendo-me exatamente com a flexibilidade que mencionou, acredito que ele é capaz de atender muitas situações e a comunidade fornece subsídios para desenvolver o que precisar, isso é muito bom. Bom ele é Open Source e isso é um diferencial importante.

Utilizarei o Drupal na Universidade Católica de Pelotas para uma campanha, chamada Escolha Certa - visitamos as escolas e conversamos com alunos dos 3º anos, no momento de decisão de qual faculdade fazer, ajudamos na escolha. - esse ano disponibilizaremos um ambiente para troca de mensagens a respeito dos tipos de profissionais que a universidade forma.

Tentaremos desenvolver uma rede social deste perfil de aluno de ensino médio que tem pretensão de ingressar em uma faculdade, acho que vai ser bem interessante, acredito ser uma proposta inovadora.

Você trabalha com Drupal a quanto tempo? Trabalha com desenvolvimento de software livre?

Um abraço,
Robson Hellebrandt

Drupal na Universidade Católica de Pelotas

camorim's picture

Olá de novo Robson

O meio universitário costuma ser uma porta de entrada interessante para as ferramentas e o Drupal não deixa oportunidade nenhuma de fora, porque se adapta a todos os fins.

Gosto do conceito do vosso projecto Escolha Certa e vão ver que a criação de comunidade em torno vai funcionar bem. Concordo que é inovador. Aliás, ainda não vi nada igual. Espero vir a ter muitas notícias dele.

O meu conhecimento em Drupal é ainda muito verde. Trabalho há 1 ano praticamente. Fiz umas experiências com o Organic Groups numa formação que tive dada por uma empresa das Canárias, a Forcontu (http://www.forcontu.com). Penso que saberás que no D7 o módulo passa a chamar-se Group. Aliás, vais usar o D6 ou D7?

Gosto muito da onda do software livre e uso-o para tudo desde há 7 ou 8 anos. Cada vez vou conhecendo melhor o modo de funcionamento e mais ferramentas (recentemente tenho usado o inkscape que é outra maravilha), mas não faço desenvolvimento. Foi por isso que recentemente disponibilizei o meu livro de notas Drupal para dar o meu contributo à comunidade. Gostava de manter módulos, criar temas, ou algo assim, mas o máximo que tenho conseguido fazer pelo Drupal tem sido ajudar nas traduções e apoiar na sua divulgação. Vai a http://drupal.nodes.pt e encontrarás o resultado das minhas experiências.

Abraços

PS desculpa a resposta de outro dia com victor cardoso. Não reparei que não estava autenticada correctamente :(

Portugal

Group categories

Classificação

Group notifications

This group offers an RSS feed. Or subscribe to these personalized, sitewide feeds: