Talk sobre o Drupal na Feira Ecommerce and Marketing Portugal 2010

We encourage users to post events happening in the community to the community events group on https://www.drupal.org.
introfini's picture

Olá a todos,

Na Feira Ecommerce and Marketing Portugal 2010 - http://www.ecommarketing.pt - na parte do congresso, haverá um espaço Open Source onde falarei sobre o Drupal http://www.ecommarketing.pt/images/programa/auditor01ecommpt.html#quince (Sábado, 16 de Outubro 2010 / 17h00 – 18h00).

Quem quiser aparecer, está convidado, a entrada é gratuita ;-)

Abraços,
José Fernandes

Comments

Bravo

jcnventura's picture

Bem jogado! Lá estarei...

Me too

perusio's picture

Vou lá estar.

fixe :D

lpalgarvio's picture

fixe :D

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org

Força!

vcardoso's picture

Bom que gostaria de ir, mas Lx não fica aqui ao lado. Além pode gravar, pelo menos o áudio, e distribuir? (perusio?)
É deste tipo de iniciativas que necessitamos. Força José!

Sim

perusio's picture

Se não houver nenhuma restrição eu posso gravar, se o José quiser posso passar-lhe o gravador para a mão.

Posso também gravar em stealth-mode se houver chatice com o não se poder registar, yada yada, ;)

Impecável!

vcardoso's picture

Isso seria óptimo. Se o José puder gravar directamente do ponto de apresentação ficávamos com um registo à maneira.
Se não o modo "à paisana" também será bom.

Nota 5

camorim's picture

Deixa-me muito satisfeita que o Drupal se faça representar no evento. Tanto mais que o Zé tem estado envolvido nas lides do comércio electrónico com bons contributos para a comunidade.
Pena eu não poder participar, mas fica o apoio.

Olá a todos. Obrigado pelo

introfini's picture

Olá a todos.

Obrigado pelo apoio! Espero estar à altura da responsabilidade :-)

Já perguntei se vão gravar a sessão, de qualquer forma também vou levar um gravador mp3.

António (perusio), lá podemos combinar isso melhor...

Quem for assistir, não se esqueça de vir ter comigo para falarmos! Vou tentar assistir à sessão anterior do Open Source e uso óculos com hastes vermelhas, deve ser fácil identificar-me :-)

Abraços,
José

ja tenho o meu bilhete

lpalgarvio's picture

ja tenho o meu bilhete impresso, por isso até amanha na sala 1 :D

programa

16:00 - 19:00 h.

OPEN SOURCE
Joomla, Drupal & Magento
16h00 – 17h00 – Joomla
Orador: Daniel Rodríguez Merino

Tradução simultânea

17h00 – 18h00 – Drupal
Orador: José Fernandes

18h00 – 19h00 – Magento
Orador: Bento Vilas Boas

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org

Notas da frente

perusio's picture

O Zé fez um bom trabalho a vender o Drupal. Eu, o João o LPCA e o Gil estivemos lá também. Não fiquei para a apresentação do Magento. Mas a do Joomla foi muito má.

Há muito interesse pelo Drupal. Tivemos lá uma pessoa de Cabo Verde interessada em Drupal. Infelizmente ela saiu sem que pudessemos falar com ela. A ideia é construir aqui no g.d.o. um arco lusófono. E uso esta palavra com reservas muitas e trato-a com luvas de pelica revestidas com latex medical grade.

Faz-me lembrar burocratas letárgicos e outras faunas parasíticas. A concepção que tenho do termo é de uma verdadeira ligação entre quem produz e faz coisas e não um qualquer devaneio burocrático mero estratagema de poder.

Tenho a palestra do Zé gravada. Tenho que a editar. A juntar à oficina. São umas horas. Acho que vou libertar primeiro a palestra do Zé de hoje.

Estamos em aceleração, como um foguete Saturno a furar a estratosfera ;)

Também gostei bastante da

lpalgarvio's picture

Também gostei bastante da apresentação do Zé. Muita gente ficou interessada o que é bastante positivo.

Infelizmente não cheguei a tempo de ver o início da apresentão do Drupal, nem de ver a do Joomla e também não vi a do Magento até ao fim, mas pareceu-me que ia sair bem, apesar de um pouco tensa.

Passando ao tema Lusófono... A ideia de extender o grupo a outros países da CPLP / PALOP faz todo o sentido, especialmente no início (após termos o site no ar) enquanto há muito pouca gente, para criar raízes e com sorte, arranjar contractos justos e com sucesso.
Uns contractos aqui e ali, como por ex, em Angola, gerariam outros contractos futuros e mais influência. De notar que Portugal nos próximos anos irá depender mais das exportações, e as nossas empresas também, devido à falta de mercado interno.

Futuramente, poderiam também ser criados grupos nestes países, e estes por sua vez interligariam-se com os grupos de Portugal e Brasil, como "continuidade" da CPLP. Será também do nosso interesse contactar mais com o Brasil e a Espanha.

Por cá, futuramente, igualmente faz todo o sentido criar grupos locais, possivelmente 3, no Norte e no Sul, como no Centro - mas para isso é necessário mais membros, senão as reuniões tornam-se em cafézitos.
O grupos locais teriam as suas reuniões frequentemente, por ex, uma ou duas vezes por mês.

Penso que será importante manter a coesão, através de reuniões periódicas rotativas (ex, a cada 2-3 meses), video-conferências e contactos regulares com elementos de todos os grupos.
Também podiamos dar um nome original ao grupo nacional e a estas reuniões mais nacionais, à parte das DrupalCamps e DrupalCons.

De notar que tudo ou quase tudo isto já foi pensado por vários elementos, e referido aqui ou em conversas nas reuniões - estou meramente a repetir para referência de quem possa estar mais fora do círculo das discussões.

A senhora de Cabo Verde, se ficou mesmo interessada, acreditem que há de poisar aqui (ou no brasil ou espanha) ou contactar alguêm em breve... isto se não optar pelo Magento ou outro software.

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org

Bastante positivo!

gilguilherme's picture

Também marquei presença :)

Assisti às 2 primeiras apresentações e, tal como os outros companheiros do Drupal, não vi a do Magento. Do que vi, a do Joomla até calhou bem ser antes da do Drupal porque grande parte da apresentação foi focada no conceito de CMS (o que é, vantagens, desvantagens, etc.), escusando o José Fernandes aprofundar-se nesse assunto.

A meu ver, a apresentação foi bastante positiva, conseguiu falar sobre as funcionalidades, potencialidades, casos de uso e ainda teve tempo de passar um vídeo de como fazer uma loja em 5min. (por menos a mim vendeu-me bem). As intervenções que o João fez no final também foram importantes. No final, também fiquei com ideia, tal como já referiram, que o pessoal na sala ficou interessado.

Eu não assisti apenas à sessão do Open Source, mas sim a todo o evento nos 2 dias. O João já pós-apresentação (na socialização) falou que se poderia ter falado um pouco mais sobre a potencialidade do Drupal em relação ao SEO (ele próprio teve algumas intervenções nesse sentido durante a apresentação) e acho que este é um ponto importante na captação da atenção das pessoas. Digo isto porque, depois de questões das Redes Sociais, SEO foi um assunto bastante discutido nas intervenções entre público e oradores em muitas sessões.

Parabéns e que o Drupal continue a marcar presença nestes eventos!

Gil

Outro assunto - Cortar Nas Despesas

lpalgarvio's picture

noutra matéria, um pouco fora do tema:

No âmbito do programa Cortar Nas Despesas, o gabinete de estudos nacional do PSD, criou e enviou por email a todos os intervenientes, um PDF com uma imensidadão de propostas interessantes.

Vou mencionar duas, que acham que são de imediato uma vitória, para muitos apoiantes da Open Software Foundation (OSF) e Free Software Foundation (FSF), ou do software livre em geral:

o Utilizar Software livre / Manutenção assegurada por centros ligados a Universidades Técnicas;

o Uniformização de software utilizado na Administração Pública.

A vitória será obviamente nula se nada for feito nesse sentido. Mas é um facto que pelo menos alguém nos ouve, algures =P

Em relação a estas propostas, não sei se a minha contribuição teve algum impacto - estou certo que o mais provável é ter sido um conjunto de várias pessoas a falarem do mesmo, que os levou a ponderar no assunto, ou se já eram ideias do PSD - algo que duvido, mas deixo aqui um link para o texto que submeti no site Cortar Nas Despesas:
https://docs.google.com/leaf?id=0B_w4XFSIg-xaNjhkOTNlODYtMDc3NC00ZDFkLWE...

E já agora, se tiverem paciência, podem ver o PDF das propostas Cortar Na Despesa aqui:
https://docs.google.com/fileview?id=1v5LliwNeIgkt4Bdvg0ysNHPsArs6N8WgLaJ...
É enorme mas muito interessante.

É também normal que seja muito político, mas enfim. Se pegarem em metade do que tá lá, o país pode ter uma reviravolta mais cedo do que se esperava.

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org

NaN

perusio's picture

A tua nos políticos é enternecedora :)

Os Politicos

ruiantunes's picture

Nao te deixes ir abaixo

Ja mandei mostens de mails para politicos, grupos parlamentares etc etc, um dia vao responder

ja agora vejam esta adjudicacao directa, em que a base da pagina eh da Drupal:

http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/ajustedirecto/detail.aspx?idajustedi...

99.500 Euros, eu repito noventa e nove mil e quinhentos Euros !!!!!!

um dia vao-me dar atencao

Os politicos...

gilguilherme's picture

De facto vai uma grande distância entre o que dizem e o que fazem... lol

Estou um pouco fora desta iniciativa do PSD por isso desconhecia estas propostas, mas só o facto de o Open Source estar lá e eles terem aproveitado para incluir na lista já é um ponto visível a todos os portugueses... pode ser considerado um pequeno passo! :)

Esse trabalhinho de 99.500€, penso que foi pelo design e não pela construção do site em si. Mas não deixa de ser um "belo negócio"...

ANSOL

WebSalam's picture

Boas a todos,
A ANSOL lançou o desafio aos partidos políticos para optarem por um orçamento zero para o financiamento de despesas de licenciamento de software.
Diversos partidos políticos estão apresentando nas suas alternativas ao Orçamento a utilização de software livre nos serviços da Administração Pública... o "ovo de Colombo"...
Muita força para o próximo encontro. Os projectos, a distância e a família têm me impedido de assistir.
Forte abraço a todos!

hoje mandaram-me um mail

lpalgarvio's picture

hoje mandaram-me um mail sobre a ANSOL vs governos em Portugal:

Lisboa, 28 de Setembro de 2010 – A Associação Nacional para o Software Livre apela à Administração Pública para que ponha termo às aquisições não fundamentadas de licenças de software, optando por Software Livre excepto sob motivo de força maior ou ausência de alternativa, como contribuição para a causa nacional de contenção da despesa pública.

Compras milionárias por Ajuste Directo
fontes: http://transparencia-pt.org/ e http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2010/03/03/generosas-doacoes/

DGIEE 10 milhões € Renovação de Licenciamento Microsoft

Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos 5 milhões € Renovação de Licenciamento Microsoft

CTT 5 milhões € Licenciamento Microsoft

Município de Oeiras 1 milhão € Licenciamento Microsoft

eEscolas e eEscolinhas > 100 milhões € Licenciamento Microsoft

«Como se justificam Ajustes Directos nestes volumes em tempo de crise? Continuarão agora que a OCDE nos manda aumentar os impostos e congelar salários, pairando a ameaça de intervenção do FMI? Serão sequer legais?» pergunta Rui Seabra, presidente da direcção da ANSOL

A falta de contenção orçamental portuguesa é alvo de crítica internacional há vários anos, pelo que se torna necessário reavaliar a relação custo/benefício das despesas feitas: a maior parte das despesas com licenciamento de software é supérflua e facilmente evitável.

A ANSOL apela, então, à administração pública, central e local, que reduza a zero o financiamento de despesas de licenciamento de software, optando por canalizar uma fracção das poupanças assim obtidas na formação, adaptação ou desenvolvimento das várias alternativas de Software Livre já existentes.

«Cada Euro conta. Nesta área há um claro despesismo sem os tão desejados “controlo e transparência nas contas públicas” da parte do Estado que, por ignorância das alternativas, não controla a despesa», conclui Rui Seabra.

Sobre a ANSOL

A Associação Nacional para o Software Livre é uma associação portuguesa sem fins lucrativos que tem como fim a divulgação, promoção, desenvolvimento, investigação e estudo da Informática Livre e das suas repercussões sociais, políticas, filosóficas, culturais, técnicas e científicas.

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org

Olá, Finalmente consegui

introfini's picture

Olá,

Finalmente consegui colocar os slides e o vídeo online http://josefernandes.pt/blog/apresentacao-o-que-o-drupal-o-seu-ecossistema.

Obrigado a todos que apareceram!

Abraços,
José Fernandes

Obrigado

jcnventura's picture

E mais uma vez, parabéns pela apresentação.

página na hora

lpalgarvio's picture

hoje na RTPN, no programa Radar tecnológico, falaram de uma empresa nacional de design.

a página na hora - vendem sites a 100€
http://www.paginanahora.pt/

basicamente delegam a tarefa de criação e gestão dos conteudos ao utilizador pagante, e eles cedem a CMS proprietária deles, extremamente simples e limitada. ou seja, eles criaram a estrutura, os templates, e agora não fazem muito mais. design? qual quê! o objectivo aqui é vender o mais possível, e tudo igual.

para cúmulo, querem fazer um contracto com o governo português para venderem sites directamente às empresas, quando estas são criadas... e também a outros governos, como a argentina e polónia.

mas não há um pingo de bom senso em portugal? não é suposto haver competitividade?
que vergonha nacional. mais um monopólio em construção.

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org

Eu por acaso acho bem

jcnventura's picture

È de mais pessoal assim que precisamos.. Tens de ver que uma pipa destas "Empresas na hora" tem um dominio.pt registado, mas não tem conhecimentos nem $$ para fazer um site.. Estes da pagina na hora fornecem uma págína ligada ao dominio com um CMS simples que qualquer um pode usar (o que não é o caso do coff Drupal *coff)..

Se todos conseguissemos trabalhar um mês ou dois, criar um produto que depois pode ser vendiddo milhares de vezes, a economia portuguesa não estava onde está.. O problema é que a nossa economia de serviços assenta em produtos que são vendidos á hora.. Eu por exemplo só posso vender 24h por dia (sem dormir, comer, etc.), para vender 25, 32 ou mesmo 100 horas por dia tinha de me clonar ou contratar alguém (e aí lá se ia a rentabilidade).

E se estas empresas perceberem o que é um CMS e quiserem "algo mais", o Drupal será uma excelente opção.

João

não digo que o modelo de

lpalgarvio's picture

não digo que o modelo de negócio é mau, alias, eles têm facturado bastante.

o que eu acho mal acima de tudo é quererem "comprar" a influência do governo. é isso e o facto de venderem uma coisa ridiculamente simples, sem qq intervenção deles. acho que deve haver algo mais, mesmo que pouco

Luís Pedro Algarvio
Drupal and DevOps Developer, Evangelist & Trainer
lp.algarvio.org