Tutorial

We encourage users to post events happening in the community to the community events group on https://www.drupal.org.
imagem de pedrorocha

Ambiente de desenvolvimento em Drupal: guia completo

Muitos desenvolvedores ouvem sobre o Drupal, mas ai se perguntam: "tá, e como eu faço para desenvolver com ele?".

Apesar de relativamente simples, muitas vezes as pessoas não tem conhecimento sobre como configurar basicamente o Apache, MySQL, PHP, etc. Isso é válido também para desenvolvedores já experientes com Drupal, que muitas vezes dependem de ferramentas como XAMPP, WAMPP & Cia.

O link "http://ratatosk.backpackit.com/pub/1842524-drupal-on-ubuntu" é um guia completo de como configurar um ambiente de desenvolvimento com Ubuntu, Apache, MySQL, PHP, Netbeans, profiling e debug.

Leia mais
imagem de pedrorocha

Debugando com Drupal

Quando temos que desenvolver algo além de um site "simples", é certo que vamos ter que sujar as mãos e criar um pouco de código que seja. Se existirem regras mais complexas, vem outra necessidade: debug.

Na página do projeto Devel(http://drupal.org/project/devel), tem um link sobre esse assunto que é leitura obrigatória, podemos dizer, detalhando a utilização desse módulo que é fundamental na hora de desenvolver módulos.

"This page gives a brief overview of some of the tools you can use to make Drupal development and debugging easier.

Leia mais
imagem de pedrorocha

Estudo de caso - clone do Basecamp

Quando vemos muitos tutoriais, artigos, etc, ficamos felizes com a idéia do "é bem documentado". A documentação é fundamental, mas em casos como o Drupal, a grande sacada é o "mão na massa", porque os módulos estão ai, todos prontos, uma enorme caixa de Lego, aonde o que vai fazer a diferença é justamente sabermos como encaixar cada peça, aonde mexer, como ajustar, etc. Com isso, nada melhor do que um estudo de caso, aonde vemos a situação a ser resolvida, botamos a faca nos dentes e partimos para cima!

Leia mais
Subscribe with RSS Divulgar conteúdo