Conforme consulta popular, podemos afirmar que o Rio de Janeiro e Campinas são as cidades favoritas para sediar o DrupalCon Brasil 2010.
Partindo para uma análise mais técnica, precisamos saber da capacidade de cada cidade para realizar o evento, i.e. onde exatamente será realizado o evento, quais são os custos envolvidos, que equipe local se dispõem a organizar o evento, etc.
De Campinas já temos uma boa idéia, tendo em vista os dois DrupalCamps realizados. Talvez a equipe da Chuva possa nos oferecer mais detalhes de como foi esta experiência e o que é planejado para o DrupalCon. Um feedback de quem participou dos DrupalCamps também é bem-vinda.
Já do Rio Janeiro, agora é uma boa oportunidade para os cariocas se organizarem. Talvez até o final deste mês podemos ter uma idéia do plano para sediar o DrupalCon.

Comments
Sou carioca, mas....
mas acho que a comunidade Drupal aqui no Rio parece um pouco tímida ainda. Eu até criei o RJ-DUG(http://groups.drupal.org/rjdug) para tentar fomentar um pouco, mas é recente também.
Adoraria que fosse no Rio(votei inclusive) mas, até pelo histórico de Drupal no Brasil, acho que Campinas merece esse primeiro!
Concordo com o Pedro
Eu concordo que o Rio tem um apelo turístico muito maior, mas... Uma coisa que nós não podemos esquecer é que a DrupalCon deve ser sustentada pela comunidade local.
Existe uma série de perguntas que temos que fazer para ver se uma cidade é "elegível" ou não para um DrupalCamp:
* Ela tem uma comunidade grande o suficiente para sustentar o evento?
* A comunidade drupaleira local já tem alguma experiência em organizar eventos (Camps, MeetUps, etc)?
* Existem empresas locais dispostas a financiar o evento?
...
DrupalCamp no Rio de Janeiro
Bem...
Pretendo, inclusive contando com a ajuda do Fabiano até, fazer um DrupalCamp no RJ no primeiro trimestre do ano que vem... Pelo que tenho sondado, a comunidade não é tão pequena no RJ... sem falar que conto com o apoio do php ug do RJ do qual faço parte tb.... (www.phprio.org)
Estou coma vida um pouco corrida no momento por conta da faculdade... mas vou agitar mais essa ideia e reportar a vcs...
[]s
Pedro Faria de Miranda Pinto
Blog - http://eusouopedro.com
PHPAvançado - http://www.phpavancado.net
IRC - irc://irc.freenode.net:6667/drupal-br
DrupalCamp no Rio de Janeiro
Em qualquer lugar
Pessoas,
Quando da vinda da Addi para o Brasil este ano para participar do CMS Brasil, comentei com a mesma que a Fábrica Livre tem estrutura para segurar o evento. Por trás existem 5 patrocinadores já convidados e que estão com 80% de confirmação para o mesmo, bem como o pessoal do iMasters que na organização é algo impecável.
Gostaríamos de auxiliar no processo de hospedagem da DrupalCon em nosso continente, seja em Campinas, São Paulo, Rio ou em outro lugar do país da mesma forma que vamos hospedar em fevereiro de 2011 uma conferência internacional de Joomla em nossa terra.
Como não sei quem são os organizadores do mesmo, fica aqui nossa mensagem para todos. Precisando do apoio, cá estamos.
Saudações
Paulino Michelazzo
Paulino Michelazzo
http://www.michelazzo.com.br
Yes, I'm Brazilian and we don't speak Spanish here (but I can speak too).
Exatamente... no CMS Brasil
Exatamente... no CMS Brasil conversamos muito sobre isso e vi a empolgação da imasters qdo tocava no assunto...
Pedro Faria de Miranda Pinto
Blog - http://eusouopedro.com
PHPAvançado - http://www.phpavancado.net
IRC - irc://irc.freenode.net:6667/drupal-br
passagens
desde a estreia dos voos da azul, ela mesma e as outras companhias começaram a apelar nos preços baixos para competir. eu m esmo ja voei diversas vezes pra salvador e porto alegre pagando 50 reais (o preço normal esta entre 100 e 200), mesmo de onibus eu vi promocoes desse genero.
por conta disso, tem ficado cada vez mais facil fazer congressos por aqui. na universidade, isso tem facilitado a participacao de pessoas do brasil todo, inclusive norte e nordeste que sao as regioes mais distantes.
considero isso um diferencial, algo que justificaria uma drupalCON em campinas. mas eu adoraria participar e ajudar na drupalCAMP do rio, mesmo porque seria facil e barato viajar pra cidade maravilhosa.
Resultado da Votação
Fechamos um mês da votação realizada aqui:
http://groups.drupal.org/node/33460
Deu vitória ao Rio, com 25 votos!
Mas se considerarmos os votos conjuntos São Paulo/Campinas, temos um total de 22 votos, o que poderiamos interpretar como um empate técnico com o Rio.
De um total de 70 votos, quase 70% se concentraram nestas 3 cidades.
Enfim, foi uma enquete interessante só por curiosidade! :)
Porque não Porto Alegre ou outra cidade do sul?
sinceramente ficar centralizando tudo em RJ/SP é complicado...
Por que você não organiza um evento de Drupal em Londrina?
Concordo contigo que as coisas não devem ficar centralizadas, mas por outro lado é nesse eixo CPS/SP/RJ que estão concentradas as pessoas dispostas a organizar os eventos.
Por que você não começa a organizar Drupal MeetUps ai em Londrina?